A PRESENÇA DOS CONHECIMENTOS INDÍGENAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL FORMAL: O QUE PENSAM OS ALUNOS?

Autores

  • Fabrício Gurkewicz Ferreira
  • Lediane Fani Felzke
  • Lediane Fani Felzke

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v4iEspecial.632

Resumo

Esse artigo é o resultado da análise dos entendimentos que um grupo de alunos do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), campus Ji-Paraná, possui a respeito da temática indígena no âmbito escolar, em especial as suas corporalidades, e a sua presença na disciplina de Educação Física. Para o percurso metodológico foi escolhida a pesquisa de natureza qualitativa e caráter exploratório. Como resultado de nossas análises verificamos que os alunos reconhecem a importância do estudo dos conhecimentos indígenas e de sua viabilidade nas aulas de Educação Física bem como desconhecem a compreensão desses povos a respeito de suas corporalidades e tiveram pouco contato com conteúdos que se relacionavam com as culturas indígenas em sua vida escolar.

Publicado

2020-04-30

Como Citar

Ferreira, F. G. ., Felzke, L. F. ., & Felzke, L. F. . (2020). A PRESENÇA DOS CONHECIMENTOS INDÍGENAS NO AMBIENTE EDUCACIONAL FORMAL: O QUE PENSAM OS ALUNOS?. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 4(Especial), 19-37. https://doi.org/10.36524/profept.v4iEspecial.632