A CARREIRA NO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÉCNICA E TECNOLÓGICA E O PERFIL DO DOCENTE SEM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA NO IFRN

Autores

  • ALYNE CAMPELO DA SILVA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Ana Lúcia Sarmento Henrique Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Olívia Morais de Medeiros Neta

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v4i1.536

Palavras-chave:

Carreira Docente; Regime de trabalho; Professores sem dedicação exclusiva.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir aspectos relacionados a carreira do docente que atua na esfera da Educação Básica Técnica e Tecnológica – EBTT com enfoque nos elementos referentes ao regime de trabalho. Optamos pela realização de pesquisa bibliográfica e documental. Apresentamos como se condiciona ao longo da história a carreira do docente que leciona na EBTT. Discutimos a institucionalização do regime de trabalho docente. Apontamos as legislações que definem e direcionam as atribuições do professor nessa esfera. Analisamos aspectos relacionados ao perfil do docente do IFRN a partir dos documentos institucionais, enfatizando a pouca representatividade e a atuação daqueles que a exercem fora do regime de Dedicação Exclusiva. Concluímos, elucidando a necessidade de que seja dada ênfase as diferentes formas de se assumir a docência, destacando a realização de estudos futuros que possam aprofundar o debate em torno das contribuições e eventuais limites que estes docentes com perfil diferenciado enfrentam no processo de ensino.

Publicado

2020-04-06

Como Citar

CAMPELO DA SILVA, A., Sarmento Henrique, A. L. ., & Morais de Medeiros Neta, O. (2020). A CARREIRA NO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÉCNICA E TECNOLÓGICA E O PERFIL DO DOCENTE SEM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA NO IFRN. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 4(1), 84-106. https://doi.org/10.36524/profept.v4i1.536