SOFTWARES E POTENCIALIDADES EDUCATIVAS: UMA POSSÍVEL (RE)CONCEITUAÇÃO FRENTE APLICAÇÃO DE MÚLTIPLAS METODOLOGIAS

Autores

  • Nahun Thiagor Lippaus Pires Gonçalves Instituto Federal do Espírito Santo
  • Fabiana da Silva Kauark Instituto Federal do Espírito Santo
  • Flávio Lopes dos Santos Instituto Federal do Espírito Santo
  • Michele Waltz Comarú Instituto Federal do Espírito Santo
  • Alex Jordane de Oliveira Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v6i02.164

Palavras-chave:

Sequência didática, Múltiplas metodologias, Software, Ensino de química, Potencialidade educativa

Resumo

Essa pesquisa parte da intenção de avaliar a potencialidade educativa de um software que não é classificado como educativo por meio da utilização de múltiplas metodologias e mediação do professor, promovendo a aplicação da tecnologia no ensino de química de forma inovadora para os alunos. Dessa forma, aplicamos a utilização do software AVOGADRO através de sequência didática com alunos de três turmas do 3° ano do ensino médio de duas escolas públicas estaduais do Espírito Santo situadas nos municípios de Viana e Cariacica. Os resultados demonstram um maior desenvolvimento da turma onde se aplicou as múltiplas metodologias com utilização do software, nessa turma 75% dos alunos ficaram na/acima da média perante avaliação, enquanto nas outras turmas esse desenvolvimento caiu para 62%. A conduta didática aponta para a cautela de interpretações que se deve ter ao julgar uma ferramenta, pois a nomenclatura utilizada às vezes pode inviabilizar alternativas produtivas nesse contexto.

Publicado

2019-10-03

Edição

Seção

Artigos