METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA EM DISCIPLINAS PROJETUAIS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TÊXTIL E MODA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Autores

  • Cláudia Vicentini USP - Universidade de São Paulo
  • Beatriz Ferreira Pires Universidade de São Paulo
  • Suzana Avelar Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v4i2.537

Resumo

Nas disciplinas que envolvem o fazer projetual em cursos de graduação tais como: design, engenharia e arquitetura, há uma constante preocupação do aluno em relação às atividades que envolvem criatividade e inovação. Isso se deve em parte à crença originada do senso comum de que há algumas pessoas que são gênios e outras, simplesmente não são e nunca alcançarão um nível de excelência satisfatório. Essa crença generalizada acaba por prejudicar o desempenho de estudantes nas disciplinas em que é necessário que o aluno se coloque como protagonista na construção de seu conhecimento, assumindo riscos e aventurando-se.

Mas, além disso, corroboram para este estado de coisas os métodos tradicionais de ensino a que os alunos são submetidos desde a pré-escola até o ensino médio que não os preparam para estes tipos de desafios, uma vez que são formados para receber os conteúdos e não para discuti-los e problematizá-los contextualizando-os na realidade.

Porém, o cerne destas profissões é o ato de projetar, está é a finalidade de sua formação. Quer sejam sistemas, produtos, veículos, vestuário ou calçados, se pretende que haja inovação, pois hoje, mais do que nunca é preciso rever conceitos de produção e consumo, face as questões relativas à desigualdade social, sustentabilidade, inclusão, entre outros que são assuntos que requerem novas visões de mundo.

Refletindo sobre essa problemática experimentamos na disciplina de Design de Acessórios de Têxtil e Moda da graduação em Têxtil e Moda a utilização da metodologia ativa centrada no Aprendizado Baseado em Projeto.  O resultado mostrou-se muito satisfatório gerando 4 (quatro) patentes de produto desenvolvidos em conjunto com um grupo de alunas do curso.

Biografia do Autor

Beatriz Ferreira Pires, Universidade de São Paulo

Professora e pesquisadora no bacharelado e na pós-graduação em Têxtil e Moda na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Suzana Avelar, Universidade de São Paulo

Professora e pesquisadora no bacharelado e programa de pós-graduação em Têxtil e Moda da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Publicado

2020-08-30

Como Citar

Vicentini, C., Ferreira Pires, B., & Avelar, S. (2020). METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA EM DISCIPLINAS PROJETUAIS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TÊXTIL E MODA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Revista Ifes Ciência , 4(2), 27-41. https://doi.org/10.36524/profept.v4i2.537