DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ESTATÍSTICAS EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1420

Palavras-chave:

Educação Estatística, Modelagem Matemática, COVID-19, Competências Estatísticas

Resumo

Trata-se de um relato de pesquisa de cunho qualitativo que se propôs a aplicar uma atividade com duas turmas do 8º Ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de desenvolver as competências estatísticas, sendo elas o raciocínio, o pensamento e a literacia, por meio de uma atividade de Modelagem Matemática com o tema da pandemia da COVID-19, com bases em Burak (1992) e Lopes (2008). Foi proposta a construção de um questionário estruturado em sala de aula virtual com perguntas a respeito da pandemia da COVID-19 a ser respondido pelos alunos e familiares para entender os impactos da pandemia da COVID-19 nas famílias dos alunos, comparando os resultados com o Inquérito Sorológico feito pelo Estado do Espírito Santo. Os resultados mostraram que as competências foram desenvolvidas de maneira significativa, em especial durante o período da análise crítica dos dados coletados, por meio do desenvolvimento de hipóteses sobre os dados, usando raciocínios sobre incerteza, amostragem e associação, generalização do tema para além do questionário e uso da comunicação estatística por meio da narrativa crítica das informações apresentadas.

Biografia do Autor

Wanderson Pinto Moreira, Pessoa Física

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós Graduação do Instituto Federal do Espírito Santo (Educimat). Especialista em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo. Graduado em Bacharel em Turismo pela Faculdade Estácio de Sá. Atua como Professor Efetivo da Rede Estadual de Educação do Espírito Santo - SEDU e da Rede Municipal de Vitória/ES.

Luciano Lessa Lorenzoni, Instituto Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003). Atualmente é professor do Instituto Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Matemática Aplicada com ênfase em Pesquisa Operacional e Modelagem Matemática na Educação Matemática. Também atua no EDUCIMAT - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do IFES

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Pinto Moreira, W., & Lessa Lorenzoni, L. (2022). DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ESTATÍSTICAS EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Revista Ifes Ciência , 11(1), 14. https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1420