IMPACTOS DE DIFERENTES AMBIENTES DE ENSINO SOBRE A MEMÓRIA DE CURTO E DE LONGO PRAZO
DOI:
https://doi.org/10.36524/dect.v8i02.1101Palavras-chave:
Ambientes de ensino, Memória, Verminoses, Curto prazo, Longo prazoResumo
Memória e aprendizagem estão relacionadas, pois, o conteúdo aprendido deve fixar-se nas bases neuronais para ser recuperado durante ações futuras. É importante que o professor compreenda o comportamento da memória humana para utilizá-los com eficiência e aprimorar suas estratégias pedagógicas. Este estudo verificou os impactos da utilização de ambientes alternativos de ensino para a memorização de palavras relacionadas ao conteúdo de verminoses comparando-os com o ambiente de sala de aula convencional e o desempenho da memória de longo prazo nesses espaços. Pelo lado qualitativo, os participantes das aulas na sala de multimeios e no laboratório de ciências foram mais eficientes em recordar, em longo prazo, conteúdos da aula com maior autonomia e riqueza de informações do que aqueles da aula convencional. Quantitativamente, não houve diferenças significativas entre os três ambientes de ensino, apesar de o ambiente convencional ter apresentado perdas menores de informações do curto para o longo prazo.
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