INVESTIGANDO O CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE EM UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores

  • André Luiz dos Santos Prefeitura Municipal – SEDU Serra – Serra-ES
  • Maria Auxiliadora Vilela Paiva Instituto Federal do Espírito Santo - Cefor
  • Andressa Lorenzutti Prefeitura Municipal de Colatina - Colatina-ES

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v8i1.524

Palavras-chave:

Formação Continuada, Saberes Docentes, Colaboração, Conceito de Proporcionalidade, Matemática para o Ensino

Resumo

Este artigo tem por objetivo compartilhar uma experiência ocorrida durante um curso de formação continuada oferecida a professores do Ensino Fundamental do município de Serra – ES. Faz parte de uma pesquisa na linha de formação de professores do Educimat – Programa de Mestrado Profissional em Educação Ciências e Matemática – com validação no Grupo de Estudos e Pesquisa de Educação Matemática do Espírito Santos – GEPEM-ES. Nosso objetivo foi discutir coletivamente o conceito de proporcionalidade, e para tanto utilizamos uma sequência de situações-problemas que foi resolvida pelos professores participantes da formação e discutida coletivamente. Utilizamos como referencial teórico os textos dos estudiosos Brent Davis; João Pedro da Ponte e colaboradores e Alina Galvão Spinillo. Foi possível verificar que alguns saberes inerentes à docência, (re)construídos no ambiente coletivo, propiciam transformações nos saberes do conteúdo matemático do professor, e esse, por sua vez, reflete no processo de ensino e aprendizagem da matemática em sala de aula.

Publicado

2020-02-12

Como Citar

Santos, A. L. dos . ., Paiva , M. A. V., & Lorenzutti , A. . (2020). INVESTIGANDO O CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE EM UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 8(1), 120-131. https://doi.org/10.36524/saladeaula.v8i1.524