CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Autores

  • Eder Márcio Araujo Sobrinho
  • Rosa Oliveira Marins Azevedo
  • Vanderlei Antonio Stefanuto

DOI:

https://doi.org/10.36524/profept.v2i2.429

Palavras-chave:

Educação Física, Formação Humana Integrada, Ensino Médio Integrado

Resumo

O presente artigo constitui-se de uma reflexão teórica sobre a Educação Física como componente curricular obrigatório no Ensino Médio Integrado. Partindo do desenvolvimento da disciplina no contexto escolar brasileiro, desde sua origem com cunho militarista e higienista, até a chegada do movimento renovador que trouxe novas concepções e correntes metodológicas com enfoque na cultura corporal, com ideais que se relacionam com a formação humana integral ou omnilateral. Nesse sentido, tivemos como objetivo identificar quais as contribuições da Educação Física enquanto componente curricular à Formação Humana Integral no Ensino Médio Integrado. Para tanto, baseamo-nos nos conceitos da abordagem critico-superadora da Educação Física. Essa abordagem busca a superação de um modelo tecnicista e mecanicista, focada na relevância social dos conteúdos propostos pela Educação Física no Ensino Médio, proporcionando ao aluno a capacidade de compreender e intervir de maneira eficaz na realidade social que vive. Nesse sentido a Educação Física, com base na cultura corporal, pode contribuir para a Formação Humana Integral, oferecendo uma oportunidade de articulação entre os saberes próprios do componente curricular com as questões ligadas ao mundo do trabalho e, consequentemente, contribuem para que os alunos possam agir com mais autonomia, tendo uma visão crítica sobre aspectos socioculturais os quais estão inseridos.

Publicado

2018-12-15

Como Citar

Márcio Araujo Sobrinho, E. ., Oliveira Marins Azevedo, R. ., & Antonio Stefanuto, V. . (2018). CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA À FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 2(2), 118-132. https://doi.org/10.36524/profept.v2i2.429