A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO SOB A ÓTICA DA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONTO INFANTOJUVENIL “O ESTRIBO DE PRATA” DE GRACILIANO RAMOS

Autores

  • Jéssica Figueiredo Paulucio
  • Letícia Queiroz de Carvalho

Palavras-chave:

Leitura crítica, Experiência, Conto infantojuvenil

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em analisar a formação do leitor nas séries finais do Ensino Fundamental utilizando o conceito de experiência difundido por Benjamin (1933) no contexto das primeiras décadas do século XX. Para isso, a pesquisa apresenta estudos realizados sobre a formação do leitor crítico a partir do conceito de experiência (BENJAMIN, 1933) e das abordagens teóricas envoltas no estudo da literatura infantojuvenil. Utilizando o conto “O estribo de prata”, de Graciliano Ramos, por uma abordagem qualitativa, com observação em campo, foram analisadas as práticas de leitura no contexto escolar, a origem e as contribuições da obra infantojuvenil, bem como a produção escrita dos estudantes de uma escola pública da cidade de Muniz Freire, obtida ao final de uma sequência de atividades que motivam a criticidade e a experiência de leitura. Os resultados permitem concluir que o trabalho realizado com os estudantes concretiza o estudo teórico realizado nas próximas seções. Os alunos, após a leitura do conto de Graciliano Ramos e motivados por atividades que envolviam o relato das experiências, demonstraram maior criticidade nas produções escritas e no entendimento da leitura literária, enquanto potencializadora da aprendizagem, o que foi possível verificar nos relatos escritos e nos momentos dialógicos oportunizados ao longo deste trabalho.

Publicado

2019-12-18

Como Citar

Paulucio, J. F. P., & Carvalho, L. Q. de . (2019). A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO SOB A ÓTICA DA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO CONTO INFANTOJUVENIL “O ESTRIBO DE PRATA” DE GRACILIANO RAMOS . Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 1(1), 43-52. Recuperado de https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/412

Edição

Seção

Artigos científicos