ESTUDO SOBRE A GEOGRAFIA NOS CURSOS DO PROEJA/IFES VITÓRIA - ES

Autores

  • Fabiano Boscaglia Instituto Federal do Espírito Santo
  • Ligia Arantes Sad Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/dect.v1i01.11

Palavras-chave:

Currículo, Ensino de Geografia, Integração

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa sobre o ensino de Geografia nos cursos técnicos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. O objetivo geral foi analisar o papel da geografia no currículo vigente dos cursos técnicos de Segurança do Trabalho, Edificações e Metalurgia e Materiais. Para isso, a escolha foi feita por uma pesquisa qualitativa, através da qual realizamos investigações bibliográficas, numa perspectiva da construção de um currículo integrado, dando ênfase ao PROEJA. Em seguida analisamos o currículo dos cursos técnicos e os documentos pedagógicos, como os planos de ensino. Juntamos a essas análises as observações das práticas de ensino dos professores e as respostas das questões dirigidas a estes, à equipe pedagógica e aos alunos. Dentre os resultados, identificamos que a organização curricular dos cursos técnicos de Segurança do Trabalho e Edificações favorece a integração e a motivação entre os professores de geografia para o trabalho interdisciplinar.

Biografia do Autor

Ligia Arantes Sad, Instituto Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (1976) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (defesa em jan. 1999). Atualmente é professora titular aposentada do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, sendo professora orientadora voluntária no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES e professora efetiva do Cefor/ Ifes. Atua e pesquisa principalmente nos seguintes campos: história da matemática, educação matemática, epistemologia e diversidade cultural.

Downloads

Publicado

2019-09-09

Como Citar

Boscaglia, F., & Arantes Sad, L. (2019). ESTUDO SOBRE A GEOGRAFIA NOS CURSOS DO PROEJA/IFES VITÓRIA - ES . Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica E Tecnológica, 1(01), 43-50. https://doi.org/10.36524/dect.v1i01.11

Edição

Seção

Artigos